I.E.I.A - Angola

Historial da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola

Breve Historial da Igreja Evangélica dos Irmãos

O movimento dos irmãos no Reino Unido, teve inicio em 1820, começado por crentes provenientes da Igreja Anglicana, Escocesa, Irlandesa e outras Igrejas do Estado, para procurarem fugir às hierarquias clericais da época. Começando a reunir em casas, partir o pão na simplicidade, estudar as escrituras e orar juntos com outros irmãos das Igrejas metodistas, Baptistas, Congregacionais. Nas localidades de Plymouth, Dublin e Bristol na Igreja com John Nelson Darby.

Em 1829, Anthony Norris Groves é enviado como o primeiro missionário dos Irmãos e conhecido atualmente como o Pai das Missões, do movimento dos irmãos.

Em 1877, teve Início do trabalho de evangelização no Brasil.





HISTORIAL DA IGREJA DOS IRMÃOS EM ANGOLA:

A Igreja dos Irmãos em Angola, iniciou os seus trabalhos com um jovem de 26 anos de idade, vindo da Inglaterra na Escócia de Nome FREDERICK STANLEY ARNOT, em julho de 1884 e que tinha se instalado na localidade de KUANJULULA província do Bié.

Em 1884, o missionario Frederick Stanley Arnot no Centro, começou o trabalho de evangelização no centro sul de Angola e daí teve início o movimento dos irmãos em Angola. Esta terminou em 1975 com a fase de Evangelização, que culminou com implantação de Missões Cristãs e Igrejas Indígenas sob o jugo do regime colonial. Trabalho social tais como escolas, hospitais, orfanatos até a Independência de Angola.

1992-2015 Fase de consolidação dos ganhos com o treinamento, ensino e comunhão com irmãos da comunidade internacional.

De 1500 Congregações passamos para 2024 Congregações e Igrejas e Locais.

STANLEY começou a sua jornada a partir de HAMILTRON NA ESCÓCIA seguindo as pisadas do historidor e descobridor Drº DAVID LIVINGSTONE, para o cabo, hoje Cidade do Cabo na África do Sul e Victoria Falls no Zimbabwe, e apartir daí este jovem junta-se com o Comerciante Srº SILVA PORTO, com o qual chega a Angola e começa o seu trabalho Missão de Kwanjulula na Província do Bié.

1ª Fase 1884-1975- Trabalhos Missionários chamado também fases de Evangelização, que culminou com implantação de 16 missões Cristãs e Igrejas Indígenas sob o Jugo Colonial:

Das 16 Missões podemos destacar as Missões de :

  • Chilonda Bié- 1893;
  • Cavungo-Moxico- 1894;
  • Boma- Moxico-1904-Kazombo;
  • Luma Cassai- Lunda Sul-1908;
  • Biula-Lunda Sul- 1917;
  • Camundambala- Lunda Sul- 1936, etc.

2ª Fase 1975-1992- Expansão do trabalho com 1.500 Igrejas e mais de 350.000 Fiéis em 5 das 18 Províncias. Reconhecimento pelo governo, como uma denominação nacional, evolvimento em acções de Advogacia, oração, unidade e juntar esforços com outras Igrejas Nacionais Reconhecidas.