Evento(#17)- SINGELA HOMENAGEM AO FERREIRA J. TCHEMNA

Bom dia de manhã, meus queridos irmãos e amigos da IEIA. Manhã de sábado 12/06/2021, a partir do Cuanza Norte, inspiração do Golungo Alto….

Lembro-me, ainda muito jovem durante as actividades da juventude, riamos bastante, por conta de um preletor, que diz: “EM TUTU, TOTOS” A JUVENTUTE” deve ser forteeeeee. Sim este mesmo que estás a pensar.

Hoje, minha singela homenagem, vai pra Ferreira Jorge Sandala (Chema), falar deste grande homem, é falar de um catedrático que nunca foi para formação superior alguma, pois Chema, dedicou 2 Décadas ao serviço da educação Cristã, como professor e diretor da Escola Bíblica Emaús, foi ainda Director Nacional de Educação Teológica durante vários anos, quase 25 anos dedicado naquela casa de ensino, que serviu para o aprendizado de muitos grandes lideres da nossa IEIA hoje… Ferreira Chema, é o homem, que conhece as notas dos nossos certificados, uns com bom aproveitamento e outros com alguma insuficiência… Ferreira Jorge, é aquele homem, que se quiseres discutir com ele sobre matérias de diversas áreas do saber, tens que se pôr a PAU como se diz na gíria…

O Homem, parece ter lido todos livros que entraram para escola de EMAÚS, ou talvez quase todos… Hoje, volvidos estes anos todos e, já bem perto dos 60 anos, no dia 14 Setembro deste, não seria pecado algum se pensássemos em promove-lo para Honoris Causa, através de alguma universidade Teológica do nosso País… Sim, Honoris Causa mesmo, porque considero este homem, como PROFESSOR dos professores da IEIA, com o devido respeito aos catedráticos da nossa denominação. Meus irmãos, é hora de termos alguma hombridade e dizer em viva voz, MUITO OBRIGADO professor CHEMA, ele precisa ouvir da nossa boca, que fruto da sua dedicação, que muitas vezes, seus filhos e esposa, ficaram privados de ver o Pai e o marido, porque ele tinha que ir ensinar a palavra de Deus, o nosso muito obrigado.

O meu muito obrigado, porque ele mesmo pode não ter a ideia da dimensão que ele atingiu na vida de muitos jovens (hoje grandes líderes de igrejas locais). É verdade, recordo-me de um dos seus estudos, transformado em livrinho que nunca se quer foi publicado oficialmente “Exercícios da Juventude” grande obra, chamo atenção dos escritores da nossa praça a ver este quesito…

Finalmente, Ferreira Jorge, você é um grande homem do ensino, o tempo não apagará os seus feitos, traduzidos em história… Muito obrigado, pelos ensinamentos que até a data continuas envolvido em Malanje, como missionário activo e na IEIA em geral. Podia dizer muito mais, no entanto, apenas consigo dizer muito obrigado…. EM TUTU FOSTE, grande ensinador, muito OBRIGADO…. Deus obrigado pela vida do seu Servo Ferreira Jorge, Por Saunota Frederico

(Coord. Nacional/JUCIEIA) In SINGELA HOMENAGEM